SEO: gere trafego orgânico e feche negócios

Amigo empreender(a) suas ações de publicidade tem trazido os resultados que você esperava? Você ainda utiliza as mídias tradicionais e caras, tais como as mídias impressas, não conseguido ter a visibilidade que sua marca merece? Então, as mídias internas,  internet e o SEO podem ser uma saída de suas dores. Por isso nesse post trataremos sobre SEO (Search Engeni Opmization) um conceito vital para quem quer ter reconhecimento e ganhar dinheiro na internet e quais as boas práticas para conseguir que seus sites tenham um bom ranqueamento no Google. Passaremos rápido pela importância de se utilizar palavra-chave corretas em suas publicações e de como um serviço de consultoria feito por uma agencia de marketing digital, através de uma equipe com expertise em SEO pode fazer a diferença, trazendo melhores resultados e compensando o investimento.

O por que do SEO

Que tal fazermos uma sequência de analises para entender o porquê SEO? Vamos lá! Primeiramente, devemos pensar em como as pessoas buscam resolver suas dúvidas e se informar nos dias de hoje? Provavelmente você irá responder que elas acessam a internet e digitam sua dúvida no Google. Esse mecanismo de busca recebe todos os dias 3 bilhões de consultas e perguntas de pessoas que estão dispostas a se informar sobre algo e provavelmente realizar uma compra para solucionar suas dores. Assim o próximo passo que verificamos, é sobre a necessidade de criação de conteúdo para suprir toda essa demanda de buscas. E consequentemente como se torna fundamental no marketing digital que você tenha seus próprios canais de conteúdo, como o seu site e seu Blog.  As redes sociais são interessantes para dar reconhecimento a sua marca, porem aquela audiência, aquele trafego não é seu. Quando alguém coloca no Google o nome do seu blog ou procura alguma de suas palavras-chave, ele encontra o seu endereço, ele está indo atrás de você e a final não disso que se trata a metodologia Inbound? Por fim chegamos nas questões finais. Quando alguém busca algo no Google ela opta por clicar nos primeiros sites que aparecem ou nos últimos? Os dados nos mostram que 60% dos cliques são nos 3 primeiros sites apontados pelos mecanismos de busca. Então concluímos que de nada adiantar nutrir uma página na web com bons conteúdos, se não houver um bom trabalho de SEO para que suas publicações tenham um melhor rankeamento e suas personas achem a sua solução e comprem de você. Sem o SEO para lhe trazer um bom trafego orgânico, suas Webs seriam apenas mais um ‘grão de areia num deserto’. Então SEO são ações, boas práticas para que suas publicações tenha um bom ranqueamento dentro do Google. Essas ações são basicamente procedimentos técnicos ou na forma de como você escreve o seu conteúdo, sendo que o ‘robô’ Google considera mais de 200 fatores de ranqueamento.  

Boas práticas de SEO

Nesse post iremos nos prender a algumas boas práticas de como escrever um bom conteúdo que seja compreendido pelos mecanismos de busca e se torne visível para o seu público alvo. A parte técnica do SEO pode ser resolvida com um bom plugin de SEO instalado junto ao seu CMS (Content Management System). Aqui vale ressaltar o trabalho feito pela WordPress a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo nos dias atuais, com cerca de 59% do mercado de CMS e 27.5% de toda web. A primeira ação, sendo a mais importante, a fim de se obter um bom ranqueamento no Google é o uso das palavras-chave corretas ao longo de suas publicações. Palavras-chave são palavras digitadas nas barras de busca, elas são tópicos sobre os quais as suas personas estão tentando aprender mais. Encontrar as palavras-chave corretas não é uma tarefa simples ou fácil, nem mesmo deve se imaginá-la de maneira estática. Com globalizado no qual a internet ganha cada vez mais valor comercial, a descoberta e a criação de conteúdo como agente formador de negócios cresce assustadoramente. Em seguida é necessário construir o seu conteúdo ao redor das palavras-chave, e garantir que elas apareçam em algumas partes da estrutura do seu site, isso informa os mecanismos de busca sobre do que se trata a sua página, para ele sabia como indexar o conteúdo certo a busca certa.  Assim é necessário que você coloque a palavra-chave no título da página (para que ela apareça na aba de navegação), no endereço do seu site (ou seja, na sua URL). Em seguida coloque a palavra-chave nos cabeçalhos, no primeiro parágrafo e ao longo do seu texto, mas faça isso de forma natural, sem atrapalhar a qualidade. Outra prática que você pode executar para conseguir um bom posicionamento de busca e ao mesmo tempo melhorar a confiança do ‘robô’ Google com o seu site, é colocar links permanentes de suas publicações anteriores, e também colocar links para sites externos,  desde que os assuntos tratados nos links sejam os mesmo que os do post que está escrevendo. Assim o “robô” Google através do que chamamos de Spider,  vai mapeando a “teia” de links e publicações confirmando do que se trata as suas paginas e aumentando a sua autoridade e consequentemente o seu ranqueamento. Por fim, como já dissemos, existem mais de 200 fatores de ranqueamento, uma gama de ferramentas, conceitos, práticas e estratégias desenvolvidas para se alcançar maior visibilidade dentro da internet, bem como profissionais que estudam e se dedicam a isso a muito tempo, adquirindo experiencia e sabendo o “caminho das pedras”, vital nesse processo tão complexo e de tantas variáveis.  Por isso, você empreendedor(a) que mal tem tempo de cuidar do seu negócio pode se perguntar como entrar no mundo do SEO. Para isso a solução é uma boa consultoria com uma agencia de marketing digital com expertise no assunto.